Introdução
Expandir sua linha de dispositivos de edição de fãs de telefones para comprimidos foi uma jogada inteligente da parte da Samsung. A empresa estava praticamente na frente da hierarquia de ardósias do Android, mas nem todo mundo queria um dólar de pagamento para possuir um. O Tab Fe baixou a barreira para entrada – por uma enorme margem do principal modelo Ultra – sem fazer você sentir que estava descendo para o território orçamentário.
O Galaxy Tab S10 Fe+ está de volta para fazê -lo novamente e com uma tela maior do que no ano passado. O dispositivo de 13,1 polegadas não se afasta muito da fórmula familiar, com um S Pen na caixa, internos da marca própria Exynos e uma bateria particularmente robusta. Ainda está no gama média-embora em US $ 649/£ 649 (ou US $ 749/£ 749 se você quiser conectividade 5G), é uma coisa de perto.
Existe o suficiente aqui para influenciar os compradores do Android longe de alternativas menores e mais baratas, como o OnePlus Pad 2, e podem minar o mais recente iPad Air também interessou aos fãs da Apple?
Design & Build: parece um carro -chefe


A formação de tablets da Samsung não mudou muito em várias gerações. Isso é uma coisa boa para o Galaxy Tab S10 Fe+: significa que esta lista de gama média é facilmente confundida com a alternativa de primeira linha. A única oferta é a lente de câmera única na parte traseira.
A edição de fãs fica sem um pargo ultrawida, voando solo com um sensor de 13MP. Eu não sinto falta; As câmeras de tablets são melhores em digitalizar documentos, e meu telefone geralmente não está longe se eu precisar de melhor qualidade ou lente diferente. A câmera do FE é decente o suficiente, assim como a webcam de 12MP na frente. As chamadas de vídeo são claras e há uma boa quantidade de faixa dinâmica.
As opções de cores cinza, prata e azul ajudam o Fe a se destacar um pouco da faixa de gordura completa S10, e suas dimensões são um pouco mais espessas, mas este ainda é um dispositivo esbelto com apenas 6 mm de espessura. O corpo do alumínio parece fresco ao toque e traz resistência IP68, caso você queira levar o seu tablet à beira da piscina.
Não há recuo ou cor contrastante para torná -lo óbvio, mas você ainda pode esconder magneticamente o S Pen incluído abaixo da câmera traseira. É uma caneta básica, sem habilidades de Bluetooth, mas possui todas as habilidades de detecção de pressão e precisão de desenho que esperava. Minhas habilidades artísticas são bastante sombrias, mas não posso culpar o tablet lá.
Você tem a opção de impressão digital e segurança de reconhecimento facial. Eu tive uma boa taxa de sucesso com o desbloqueio do rosto, mas ainda registrei alguns dos meus dígitos, porque é a única biometria que joga bem com aplicativos bancários.
Tela e som: tamanho importante


Em vez de simplesmente repetir a tela de 12.4in do Galaxy Tab S10+, a edição do ventilador obtém uma nova tela de 13.1in. Isso significa que essa geração de guias tem quatro opções de tamanho diferentes. Se você quiser escolha, você certamente o receberá aqui. O setor imobiliário extra torna a multitarefa lado a lado muito mais confortável e significa mais tela para rabiscar o uso do S Pen.
Dito isto, a Samsung foi com um painel LCD aqui. Isso mantém o preço sob controle e provavelmente contribui um pouco para a duração da bateria, mas significa que os níveis de contraste e o preto são apenas ok, em vez de líder de classe. O OLED não é um dado em tablets de gama média, como se estivesse em telefones intermediários, então o Tab S10 Fe+ ainda se mantém bem contra seus principais rivais. As cores têm bastante pop, a visualização dos ângulos são decentes e fica impressionantemente brilhante, neutralizando qualquer reflexão de luz visível no acabamento brilhante da tela.
A resolução de 2880 × 1800 é particularmente nítida, o que fez desta uma ótima opção de tablet para desenho e edição de imagens. A proporção significa que funciona melhor no uso da paisagem e, de preferência, com duas mãos; Parecia um pouco desajeitado quando eu o segurei verticalmente. Ainda assim, havia uma moldura suficiente para controlar sem obscurecer o que estava na tela.
Eu gostaria de ver uma taxa de atualização de 120Hz, mas o painel de 90Hz usado aqui é um meio termo. A rolagem parece um pouco mais suave do que em uma tela de 60Hz.
O Galaxy Tab S10 Fe+ recebe um polegar para cima na frente do áudio, com amplo volume e clareza respeitável. As coisas vão para o sul quando você realmente a gira, distorcendo um pouco no soft-end, mas não tanto que eu queria usar fones de ouvido ao transmitir shows ou jogar.
Desempenho e duração da bateria: permanece em sua pista


O Tab S10 Fe+ marca um primeiro passeio de tablet para o chipset Exynos 1580 Exynos 1580 da Samsung. É um passo em frente do último tablet Fe, com maior eficiência, uma velocidade mais alta do relógio e muito mais largura de banda de memória. Ao lado da competição, no entanto? O desempenho é apenas ok. Os aplicativos de benchmark mostram que o tablet do Google Pixel o supera por um cabelo, enquanto um iPad de 11 anos e seu chipset A16 assumiu confortavelmente a liderança. Um iPad Air com um chip M3 demolia o lote.
Isso não quer dizer que o uso diário seja uma tarefa árdua, no entanto. Não notei nenhuma gagueira significativa, aplicativos carregados com rapidez suficiente e multitarefa era bastante perfeita. Não vai substituir um laptop por edições de vídeo em 4K, mas mantenha suas expectativas sob controle e a maioria dos aplicativos da loja de plays deve ser uma navegação suave. Minha unidade de revisão foi o modelo de 128 GB de nível básico, que possui 8 GB de RAM; A versão Step-Up 256 GB possui 12 GB de memória, então deve se sair melhor ainda. Adereços para a Samsung para manter o cartão microSD por perto quando você também ficar sem espaço.
Os chips Exynos raramente estão jogando monstros e, apesar da Samsung fazer grandes mudanças sob a altura desta geração, isso ainda é verdade aqui. Com um número considerável de pixels para empurrar, o Tab S10 Fe+ não está realmente pronto para a tarefa nos jogos do Android mais exigentes. Diablo imortal Padrive em detalhes mais baixos, e até mais simples Draga ergueu do lado da cautela; Eu poderia aumentar a taxa de atualização e renderizar a resolução e ser perfeitamente jogável, mas sua milhagem pode variar dependendo do jogo. Um bloco de OnePlus 2 simplesmente tem mais força neste departamento.
O Samsung o derrotou profundamente na duração da bateria. A célula de capacidade de 10.090mAh é grande o suficiente, e o processador de 4nm eficiente o suficiente para que possa durar confortavelmente um dia e meio de uso pesado enquanto estava longe da rede elétrica. Isso é o dobro do que um tablet do Google Pixel pode gerenciar, e eu até o coloco à frente de um iPad Air movido a M3, embora com uma tela de 11 polegadas. Carregar a 45W sobre USB-C também é bastante respeitável.
Experiência de software: aperitivo de AI


Pode ser muito maior, mas o Galaxy Tab S10 Fe+ tem muitas semelhanças com o software com o Galaxy A56 Smartphone de gama média. Na verdade, não é um choque enorme, já que eles compartilham o mesmo chipset. Isso significa que você perde muitas das adições do Galaxy AI encontradas no principal equipamento da empresa, e o que resta é rotulado como “recursos inteligentes” nos menus de configurações.
A manuscrita para o texto e a solução de equações matemáticas no aplicativo Notes e apagar objetos do aplicativo Gallery são destaques. A IA Select, acessada através de uma barra de ferramentas flutuante à direita da tela, é uma abordagem mais focada no dispositivo no círculo para pesquisar; Achei útil adicionar eventos ao meu calendário, mas não estava exatamente buscando isso regularmente.
Isso também era verdade nos muitos aplicativos pré-carregados da Samsung, mas é porque estou acostumado a navegar na Web do Google, gerente de arquivos e assistente de voz. Os fãs do Galaxy estarão em seu elemento, no entanto. O pacote de software focado na criatividade (Lumafusion, GoodNotes e Clip Studio Paint) também é bem-vindo, mesmo que alguns sejam apenas testes gratuitos. Lembre -se também de que a Apple ainda ganha para aplicativos de produtividade.
A interface Oneui 7 não é tão removida do que veio antes, com ícones de aplicativos ajustados, um painel de configurações rápidas atualizadas e uma nova barra que coloca informações sensíveis ao contexto na tela de bloqueio. É útil para reprodução de música, mas parece menos útil do que em um telefone, pois eu nunca precisei dele para coisas como instruções de mapa. Eu aprecio a personalização da tela de bloqueio extra.
A barra inferior agora familiar do Android facilita o lançamento de aplicativos em visualização lado a lado, embora eu tenha trocado rapidamente os botões de navegação na tela padrão da Samsung para controles de gestos. Mesmo em uma tela tão grande, eles parecem mais naturais.
Sete anos de atualizações de segurança prometidas, mas a Samsung poderia tornar mais clara se pretender fornecer novas versões do Android por tanto tempo. Ainda assim, está mais comprometido com a propriedade de longo prazo do que alguns rivais do Android.
Samsung Galaxy Tab S10 Fe+ Veredicto


Esta guia Galaxy parece mais próxima do ethos da edição de fãs da Samsung do que o anterior. Não sinto falta do pargo secundário excluído e os tipos criativos encontrarão a tela útil maior do que antes. Ainda parece o tablet de ponta e pode durar um tempo impressionante da rede elétrica.
Não é uma potência, portanto, se você não precisar do espaço extra de tela, um OnePlus Pad 2 pode ser uma escolha melhor para os jogos. O aumento de preços de US $ 50/£ 50 sobre o S9 Fe+ de saída também o empurra para o território premium – embora ainda prenda o equivalente Apple iPad Air.
Mas se você é vendido no ecossistema da Samsung e deseja uma tela tão grande quanto seu orçamento permitir, o Galaxy Tab S10 Fe+ é realmente atraente.
Samsung Galaxy Tab S10 Fe+ Especificações Técnicas
Tela | 13.1in, 2880 × 1800 90Hz LCD |
CPU | Samsung Exynos 1580 |
Memória | 8 GB/12GB |
Câmeras | 13MP traseira, frente de 12mp |
Armazenar | 128 GB/256 GB, expansão microSD |
Sistema operacional | Android 15 |
Bateria | 10.090mAh com carregamento com fio de 45W |
Dimensões | 301x195x6mm, 664g |